domingo, 3 de abril de 2011

Alone again, naturally...


Domingão em casa.
Muito trabalho atrasado para ser posto em dia e pouco tempo para comer algo que não seja prático e de fácil preparação. Lá fui eu para a cozinha ver o que dava para ser cometido com o material armazenado. Logo veio a ideia de fazer um prato que gosto e que é de preparo rápido: macarrão com molho de gorgonzola. E vamos lá com esta receita amiga dos que comem sozinho e fazem sua própria refeição:
- Numa panela grande, com água a fartar, colocar um pouco de sal logo após a fervura e deixe flutuar a massa escolhida. No caso coloquei um punhado de macarrão integral comprado num mercadinho do bairro da Liberdade em SP, que se presta a comer sem culpa. Assim que estiver al dente, escorrer num escorredor apropriado ( o meu é um autêntico Stark, produzido pela Alessi. Sorry!!!)
- Enquanto a massa cozinha, pegue uma frigideira e deixe cair uma fatia generosa de manteiga e assim que a mesma estiver derretida (não deixe queimar) acrescente fatias finas de queijo gorgonzola a gosto (de modo proporcional à quantidade de massa cozida) e deixe dar uma derretida. Pode colocar um pouco de leite para evitar que o queijo grude no fundo ou então coloque cuidadosamente o creme de leite fresco de modo a permitir que tudo se transforme num molho encorpado.
- Depois que o ponto deste molho de queijo estiver ao seu gosto, acrescente um pouco de noz moscada (ralada naquele maravilhoso ralador apropriado que você tem), dilua e jogue algumas passas brancas para dar um toque açucarado à receita.
- Feito isto é só jogar a massa no molho, misturar e colocar num prato king size e regar com um azeite extra virgem e colocar um pouco daquela pimenta malagueta que você cura a meses num vidrinho junto com louro, alecrim, orégano e outras especiarias. Esta ardência fará um bom diálogo com o doce das passas e com o ácido do queijo.
- O resultado final é de aparência quase minimalista: branco sobre branco, mas ao levar esta comida à boca o que se percebe é que existe um Deus e que ele te ama.
- Ah, não se esqueça de abrir um vinho tinto para acompanhar o prato. Um bordeaux cai bem, ou então vá logo de um Cabernet Sauvignon que faz qualquer bobagem dominical virar um banquete.
Salut!!!

3 comentários:

  1. É de dar água na boca só de ver a foto. E a descrição dos temperos, putz. Prato cem por cento vegetariano, cem por cento estomacal.

    ResponderExcluir
  2. Afonso,
    quando leio tudo isto fico me perguntando se o seu doutorado é em gastronomia ( óbvio) ou ciência das religiões ( Deus, êxtase, portais do paraíso). Ou gastronomia religiosa (vinhos, pães, peixes, ovas....)

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo Robert. Acho que é um pouco de tudo isto já que comer virou o prazer predominante...he...he...Só ainda não vendo a alma por um banquete mas tô quase lá.

    ResponderExcluir