terça-feira, 19 de abril de 2011

Prato vazio


Desde março que batalho uma viagem ao Peru. Queria proveitar a estação da seca e ir lá ver as maravilhas de Cuzco, Machu Pichu e os desenhos de Nazca. Confiante na minha empreitada me vi frustrado nesta semana pela notícia de que não há vagas para meu destino sulamericano até setembro. O motivo? Os novos brasileiros com grana no bolso que querem fazer uma viagem internacional. Nossa, imagino como está para ir para Buenos Aires...
Bem, fiquei meio sem rumo com esta quebra nos meus planos de férias mas, antes de lamentar o adiamento para 2012 desta empreitada cultural, lamento o cancelamento que tive de fazer da minha reserva no restaurante Astrid y Gastón, hit culinário na cidade de Lima. Foi doído...
O referido restaurante é considerado um dos melhores do mundo e o chef Gastón Acurio é uma celebridade lá e no resto do planeta, daí eu ter planejado comer na casa num dos dia da viagem. Conseguir uma reserva tem que ser com certa antecedência, não necessariamente com 5 meses como eu fiz, mas a casa anda lotada desde que passou à frente de restaurantes como o Plaza Athenée, do estreladíssimo Alain Ducasse, na lista da revista Restaurant.
Com o uso de ingredientes ultra frescos, Gastón faz uma culinária onde os tradicionais pratos da cultura peruana, como o ceviche, são trabalhados de forma inovadora, gerando fusões com outras cozinhas e agregando ingredientes novos e resgatando outros que foram retirados por causa da adequação ao gosto moderno, contaminado por uma ideia de platitude comercial. Com isto o sujeito já abriu filiais por muitas cidades do mundo mas, infelizmente, ainda não tem nenhuma no Brasil.
Vai ficar para a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário