domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fechado?




Na rua da Conceição, na parte entre o Praça Quinze e a Marechal Floriano, no centro do Rio, fica o Café e Bar Rio Paiva, mais conhecido como Bar do Jóia. Passei por lá recentemente e estava fechado, o que espero que não seja definitivo pois o tradicional lugar fez, em 2008, cem anos. O "Jóia" do nome veio do proprietário, falecido em 2007, e, desde então, é Dona Alaíde, sua viúva, que fica por trás do balcão recebendo uma freguesia fidelíssima que faz do bar um lugar único na cidade.
Num ambiente pra lá de descontraído, com portas abertas para a rua, o Jóia possui coisas que o fazem peculiar, como, por exemplo, um frango ao molho pardo de comer de joelhos. Fora o quesito "menu" outra coisa é marca da casa: toca música clássica durante os serviços. Nada que impeça a espontânea formação de uma roda de samba num sábado de feijoada, mas dá para perceber que as surpresas são freqüentes por lá.
O Jóia é um típico boteco carioca, perdido numa rua apertadinha na qual pensa-se não se encontrar nada interessante, mas, como outras coisas na vida, citando Guimarães Rosa, a felicidade a gente encontra nas horinhas de descuido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário