sábado, 5 de fevereiro de 2011

Casa Paladino






Lá no fim da Uruguaiana, esquina com Marechal Floriano, fica a Casa Paladino. É um dos meus lugares prediletos do Rio porque ainda conserva sua estrutura original, o que me faz lembrar lugares da minha infância em Minas, com seu ar de "secos & molhados"e com um relógio parado no tempo que encima tudo. Repleta de artigos como azeites e sardinhas portuguesas, laticínios variados - entre eles a manteiga Aviação -, vinhos, licores e destilados importados, além outras tentações, a casa tem ainda uma parte para comidinhas rápidas, tipo sanduíches, etc., mas cuja peça mór são as fritadas de camarão, bacalhau e outros recheios que, acompanhadas por um azeite regado com fartura e um pãozinho francês, fazem a alegria dos esfomedaos no fim da tarde. Fora o chopp, mas isto é outro assunto.
Fico emocionado de ver locais como este resistirem ao avanço da "mudernidade". Lá dentro eu sinto que me visto de história e percebo que o fio da vida não foi cortado.
Ah, os garçons são assunto à parte, mas só indo lá para conferir.

Um comentário:

  1. Estas estantes envidraçadas de cinco ou seis metros de altura são sensacionais. Aqui no Alto dos Passos há um bar com uma delas, mas lógico que não tem o charme das antigas casas.

    ResponderExcluir