terça-feira, 28 de junho de 2011

Galinha da Angola com legumes


Segue esta sugestão de preparo desta ave tão saborosa:
Pega-se uma galinha da angola já limpa e devidamente lavada e seca com uma toalha de papel. Corta-se pelas juntas e deixa-se descansar numa travessa junto com os miúdos se estes forem do gosto dos comensais.
Pica-se em pedacinhos pequenos - cubinhos - cenouras, abobrinhas, vagens, couve-flor e outros semelhantes do agrado do cozinheiro. Também cebola e alho podem ser picados como se fizer necessário em quantidades coerentes com a receita. Estes ingredientes devem ser acrescidos à travessa onde repousa a galinha, junto com sal e pimenta a gosto,fazendo uma mistura para temperar a carne por pelo menos 40 minutos antes de se iniciar o cozimento. Se quiser já colocar salsa, cebolinha e manjericão frescos, pode, ou então deixe para a finalização.
Passado o tempo de perfumaria, numa panela grande joga-se partes iguais de azeite e óleo na medida certa para dar uma dourada nas partes galinha, o que deve ser feito com paciência, já que a carne desta ave pede tempo certo para não endurecer pelo excesso de cozimento. Separe cada pedacinho da galinha dos legumes de tempero e jogue-os na panela, deixando os vegetais separados para depois.
Feito o douramento, junta-se à carne os legumes escolhidos e a cebola e o alho, mexendo para fazer uma alternância dos componentes para não queimarem no fundo da panela. Tampe e vá olhando de vez em vez.
Assim que notar que já foi solto um líquido no cozimento, junte um pouquinho de água, corrija o sal e a pimenta e vá provando delicadamente a carne para ver se não passa do ponto de maciez perfeita. A quantidade de água a ser colocada gerará mais ou menos caldo. Eu prefiro com muito caldo pois este fica deliciosamente delicado.
Conferido que está mesmo pronta a carne, ao gosto do freguês, é só retirar da panela, colocar numa linda travessa e decorar com um buquê de salsinhas e flores de majericão. Comer com os olhos é fundamental.
Na mesa a galinha vai fazer um bom par com um arroz branquinho e soltinho e/ou uma farofa feita na manteiga, ambos pensados para captar no prato o caldinho que ficará no fundo da travessa. Ah, um azeite maravilhoso vai bem também.
Se a bebida for um vinho, lembre dos encorpados pois farão uma excelente combinação com a carne intensa desta maravilhosa ave africana.
É isto. Uma delícia.

Um comentário:

  1. Saudades de mais passeios culinários por esse mundo a fora. Afonso, Afonso... tá deixando seus fãns de lado!
    Um grande abraço, meu querido!
    Anna

    ResponderExcluir